segunda-feira, 6 de abril de 2020

A Curiosa História Da Torre de Pisa Paulistana



Canudo de João Teodoro foi demolido em 1900


A cidade de São Paulo em seus mais de 400 anos não cansa de surpreender a todos que estudam e procuram conhecer sua essência e parte de sua trajetória. A história de hoje fala sobre a reforma do Jardim da Luz e da construção do Mirante da Luz que, popularmente, ficou conhecido como o “Canudo de João Teodoro”.

Esse famoso homem foi o Presidente da Província de São Paulo entre os anos de 1872 e 1875 e foi o responsável por olhar com carinho ao Jardim da Luz.  Uma de suas ideias surgiu em 1874 quando foi iniciada a construção de um mirante de 20 metros, que, anos mais tarde, em 1886, receberia um observatório meteorológico no topo com o seu próprio nome.

Entretanto, por falta de atenção do construtor do edifício, Antônio Bernardo Quartim, o edifício saiu do prumo e acabou inclinando sendo considerada a “Torre de Pisa Paulistana”. De maneira jocosa os paulistanos tratavam a edificação como o “Canudo do Dr. João Teodoro” que, em 1900, acabaria sendo demolido durante a gestão do prefeito Antônio Prado.

Jardim Público da Luz, depois das reformas feitas pelo presidente João Teodoro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde os sonhos ganham asas: 8 motivos para visitar o Museu Asas de um Sonho

  Para os apaixonados por aviação e para aqueles que se encantam com a história dos céus, o Museu Asas de um Sonho, localizado na aconchegan...